SMA promove ações para conscientização ambiental

Cada um de nós pode e deve fazer a sua parte para caminharmos rumo à sustentabilidade

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, será comemorado pela Secretaria do Meio Ambiente com diversas ações para conscientizar sobre o impacto gerado pelo homem. Produção mais limpa, mudanças climáticas, resíduos sólidos, preservação da fauna e da flora e fiscalização ambiental são alguns dos temas abordados durante a Semana do Meio Ambiente.

A agenda da semana começa no domingo, dia 3 de junho, com 2º Fórum Internacional da Mãe Terra, organizado pela ONG Mapas, no Parque Villa-Lobos, que faz parte do movimento mundial dos Direitos da Natureza, uma iniciativa apoiada pelas Nações Unidas.

Na segunda-feira, 4, a primeira atividade é a 17ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas, que será realizada na Câmara Municipal de São Paulo, com o tema Direitos da Natureza. O secretário Maurício Brusadin fará a abertura do evento, que pretende demonstrar na prática ações compatíveis com uma vida em harmonia com a natureza.

Em seguida, às 15h, será a vez de debater os resíduos sólidos. O secretário Maurício Brusadin vai mediar o Papo Sustentável, na Secretaria do Meio Ambiente, com o tema Inventário de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo 2017. No ano passado, o Estado teve 615 municípios dispondo seus resíduos sólidos urbanos de forma adequada e apenas 25, em desacordo. O Papo Sustentável terá transmissão ao vivo pelo Facebook do Sistema Ambiental Paulista.

Na quarta-feira, 6, a fauna e a fiscalização ambiental estarão na pauta. O secretário participará da abertura da 1ª Jornada Paulista de Fiscalização Ambiental: Conciliação Ambiental. O evento discute os esforços da administração pública em estabelecer políticas que visem criar um ambiente conciliatório para a resolução de conflitos que envolvem questões ambientais.

Em seguida, Maurício Brusadin visitará o Parque Estadual Carlos Botelho para observação dos Muriquis. A atividade marca a ação da SMA na conservação dos primatas paulistas.

As questões climáticas serão abordadas no Encontro São Paulo no Clima – Diálogo de Talanoa, que vai reunir as ideias, oferecendo a contribuição do Estado de São Paulo, no âmbito das três perguntas norteadoras do Diálogo: – Onde estamos? – Onde queremos chegar? – Como faremos? Os resultados constarão em uma carta que será enviada ao Governo Federal, por meio do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, com recomendações para o engajamento desses atores na Governança Climática Brasileira e na Estratégia de Implementação e Financiamento da NDC Brasileira.

As mudanças climáticas também são apontadas como responsáveis pelo aumento de incêndios florestais. Para prevenir incêndios em rodovias, parques e áreas de proteção ambiental, a SMA conta com a Operação Corta Fogo 2018, para a redução dos impactos em matas nativas e Unidades de Conservação, que será lançada na quinta-feira, 7, às 14h, no Parque Estadual de Juquery, em Franco da Rocha.

O Ambiente Móvel também fará parte das comemorações. Será na sexta-feira, 8, na Universidade de Mogi das Cruzes, em Mogi das Cruzes. O objetivo é informar, discutir e encaminhar as pendências ambientais da região.

Ainda na agenda de comemorações, no sábado, 9, o secretário visitará o Parque Estadual Marinho Lage de Santos, o primeiro e único da categoria no estado, que completará 25 anos em setembro, localizado no Setor Itaguaçu da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro (APAMLC).

O encerramento das atividades será no domingo, 10, às 8h30, no Jardim Botânico, em uma solenidade em homenagem ao Dia do Meio Ambiente, com a participação do secretário Mauricio Brusadin. Em seguida, ele visitará a Feira Agricultura Viva, no Parque da Água Branca.

A Semana do Meio Ambiente terá ações e atividades de todos os órgãos dos Sistema Ambiental Paulista.

Semana do Meio Ambiente.